![]() | Diversidade na Sala de Aula Elvira Souza Lima Este texto discute as diferenças entre alunos que não estão aprendendo daqueles que apresentam dificuldades reais de aprendizagem. | |
![]() | Diversidade e Aprendizagem Elvira Souza Lima Este texto apresenta o conceito de diversidade biológica para entender os processos das pessoas ditas "portadoras de necessidades especiais", propondo olhar para as possibilidades de desenvolvimento, superando a abordagem que enfatiza as incapacidades. | |
![]() | Pipa - ciência, cultura e cidadania Elvira Souza Lima Como trabalhar um tema em sala de aula? Neste livro, usando a pipa como tema, a autora mostra como se dá a interdisciplinaridade do ponto de vista do desenvolvimento do aluno, revela aspectos dos processos de aprendizagem dos conhecimentos escolares e aponta as possibilidades de ensino, apoiadas no conhecimento pedagógico do professor. | |
![]() | As cem linguagens da criança Carolyn Edwards; Lella Gandini e George Forman Esta obra é uma introdução abrangente que aborda história e filosofia, currículo e métodos de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e ambiente físico, além dos papéis do adulto profissional. Artmed Editora | |
![]() | A criança e seus jogos Arminda Aberastury O livro dá uma visão completa da atividade lúdica da criança e seu significado ao longo do crescimento infantil. Descreve e explica o jogo do bebê, da criança pequena, do escolar e do pré- adolescente. Artmed Editora | |
![]() | Aprender com jogos e situações problemas Lino de Macedo Ana Lucia S. Petty Norimar C. Passos Os autores apresentam seu modo de trabalhar, os princípios teóricos que animam sua prática, sua convicção de que jogos e situações-problema podem ser recursos úteis para uma aprendizaem diferenciada e significativa. Artmed Editora | |
![]() | Das brigas aos jogos com regras Jean-Claude Olivier Este livro é extremamente útil aos professores, já que traz resultados concretos no manejo da indisciplina, e apresenta exercícios de fácil realização, que não necessitam de nenhum material. Artmed Editora | |
![]() | Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro Claudia Zaslavsky A autora apresenta jogos e atividades matemáticas para crianças de 8 a 12 anos. Artmed Editora | |
![]() | Jogos em Grupo na Educação Infantil Constance Kamii. e Rheta Devries As autoras explicam como os jogos em grupo ajudam as crianças a desenvolver sua capacidade cognitiva e interpessoal de maneira mais eficiente e prazerosa, em vez de através de folhas de exercícios e atividades similares. Artmed Editora | |
![]() | Coleção Matemática: Brincadeiras Inf. nas Aulas de Matemática - Vol.1 KátiaStocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patricia Cândido A proposta desta coleção é organizar uma série de atividades para a Educação Infantil que incentive a exploração de uma variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também sobre geometria, às medidas e às noções de estatística, estimulando nas crianças uma agradável curiosidade acerca da matemática e adquirindo diferentes formas de perceber a realidade. Artmed Editora | |
![]() | ABC e Numerais: Pra brincar é bom demais! Belinky, Tatiana De maneira leve e gostosa, sob a forma de dicionário infantil de letras e números, a autora apresenta para as crianças as letras do alfabeto, de A a Z, e os numerais básicos. Uma divertida brincadeira que só Tatiana Belinky consegue fazer. Editora Cortez | |
![]() | Brincar: Crescer e Aprender: o Resgate do Jogo Infantil ADRIANA FRIEDMANN O resgate do aspecto lúdico da cultura folclórica e dos jogos tradicionais. A riqueza e a contribuição do jogo para o desenvolvimento integral (cognitivo, afetivo, físico, social) da criança. Síntese histórica dos principais estudiosos dos jogos infantis no Brasil e no mundo. A visão de Piaget e seus discípulos sobre jogo, desenvolvimento e aprendizagem. Relação de jogos tradicionais desde o começo do século até a década de 90. Editora Moderna | |
![]() | Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO O livro Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação, assumido diversos significados como recreação, excesso de energia, atividade inútil, expressão de qualidades espontâneas, re-criação. Entretanto, psicólogos, antropólogos, sociólogos e lingüistas contemporâneos criaram referenciais teóricos para explicitar o brincar como uma ação metafórica, que contribui para o desenvolvimento integral da criança e propicia a construção do conhecimento. Por tais razões, o brincar passa a fazer parte de programas de formação de professores. São tais dimensões que podem ser analisadas nesta obra. Editora Cortez | |
![]() | O Jogo e a Educação Infantil, TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO Este livro aborda desde o significado de palavras como "jogo", "brinquedo" e "brincadeira", passando pela discussão e importância do jogo na educação infantil, até as teorias sobre este assunto. Editora Pioneira | |
![]() | Jogos Tradicionais Infantis: jogo, criança, educação TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO Três Estudos que Traduzem de Maneira Clara as Relacões Entre o Jogo, a Criança em Idade Pre-escolar e a Educacao Editora: VOZES | |
![]() | Brincando de Einstein ALLISON GRAFTON SHAR LEVINE Dirigida a todos que precisam planejar atividades infantis, essa obra " segura da magia que as experiências científicas exercem sobre as crianças " traz sugestões criativas para atividades divertidas e educacionais. O livro traz um encarte com 16 fichas ilustradas e muito práticas Editora Papirus www.scielo.com.br |
Este BLOG visa ajudar professores a entender como o brincar é importante nas séries iniciais. Pois deve-se pensar que a criança terá uma mudança repentina ao sair da educação infantil e ir para o ensino fundamental, e o brincar poderá fazer com que essa mudança seja prazerosa.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Livros Recomendados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário