segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Livros Recomendados




Diversidade na Sala de Aula
Elvira Souza Lima
Este texto discute as diferenças entre alunos que não estão aprendendo daqueles que apresentam dificuldades reais de aprendizagem.




Diversidade e Aprendizagem
Elvira Souza Lima
Este texto apresenta o conceito de diversidade biológica para entender os processos das pessoas ditas "portadoras de necessidades especiais", propondo olhar para as possibilidades de desenvolvimento, superando a abordagem que enfatiza as incapacidades.




Pipa - ciência, cultura e cidadania
Elvira Souza Lima
Como trabalhar um tema em sala de aula? Neste livro, usando a pipa como tema, a autora mostra como se dá a interdisciplinaridade do ponto de vista do desenvolvimento do aluno, revela aspectos dos processos de aprendizagem dos conhecimentos escolares e aponta as possibilidades de ensino, apoiadas no conhecimento pedagógico do professor.




As cem linguagens da criança
Carolyn Edwards; Lella Gandini e George Forman
Esta obra é uma introdução abrangente que aborda história e filosofia, currículo e métodos de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e ambiente físico, além dos papéis do adulto profissional. Artmed Editora




A criança e seus jogos
Arminda Aberastury
O livro dá uma visão completa da atividade lúdica da criança e seu significado ao longo do crescimento infantil. Descreve e explica o jogo do bebê, da criança pequena, do escolar e do pré- adolescente.
Artmed Editora




Aprender com jogos e situações problemas
Lino de Macedo
Ana Lucia S. Petty
Norimar C. Passos
Os autores apresentam seu modo de trabalhar, os princípios teóricos que animam sua prática, sua convicção de que jogos e situações-problema podem ser recursos úteis para uma aprendizaem diferenciada e significativa.
Artmed Editora




Das brigas aos jogos com regras
Jean-Claude Olivier
Este livro é extremamente útil aos professores, já que traz resultados concretos no manejo da indisciplina, e apresenta exercícios de fácil realização, que não necessitam de nenhum material.
Artmed Editora




Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro
Claudia Zaslavsky
A autora apresenta jogos e atividades matemáticas para crianças de 8 a 12 anos.
Artmed Editora




Jogos em Grupo na Educação Infantil
Constance Kamii. e Rheta Devries
As autoras explicam como os jogos em grupo ajudam as crianças a desenvolver sua capacidade cognitiva e interpessoal de maneira mais eficiente e prazerosa, em vez de através de folhas de exercícios e atividades similares.
Artmed Editora




Coleção Matemática: Brincadeiras Inf. nas Aulas de Matemática - Vol.1
KátiaStocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patricia Cândido
A proposta desta coleção é organizar uma série de atividades para a Educação Infantil que incentive a exploração de uma variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também sobre geometria, às medidas e às noções de estatística, estimulando nas crianças uma agradável curiosidade acerca da matemática e adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.
Artmed Editora




ABC e Numerais: Pra brincar é bom demais!
Belinky, Tatiana
De maneira leve e gostosa, sob a forma de dicionário infantil de letras e números, a autora apresenta para as crianças as letras do alfabeto, de A a Z, e os numerais básicos. Uma divertida brincadeira que só Tatiana Belinky consegue fazer. Editora Cortez




Brincar: Crescer e Aprender: o Resgate do Jogo Infantil
ADRIANA FRIEDMANN
O resgate do aspecto lúdico da cultura folclórica e dos jogos tradicionais. A riqueza e a contribuição do jogo para o desenvolvimento integral (cognitivo, afetivo, físico, social) da criança.
Síntese histórica dos principais estudiosos dos jogos infantis no Brasil e no mundo. A visão de Piaget e seus discípulos sobre jogo, desenvolvimento e aprendizagem. Relação de jogos tradicionais desde o começo do século até a década de 90.
Editora Moderna




Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação
TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO
O livro Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação, assumido diversos significados como recreação, excesso de energia, atividade inútil, expressão de qualidades espontâneas, re-criação. Entretanto, psicólogos, antropólogos, sociólogos e lingüistas contemporâneos criaram referenciais teóricos para explicitar o brincar como uma ação metafórica, que contribui para o desenvolvimento integral da criança e propicia a construção do conhecimento. Por tais razões, o brincar passa a fazer parte de programas de formação de professores. São tais dimensões que podem ser analisadas nesta obra.
Editora Cortez




O Jogo e a Educação Infantil,
TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO
Este livro aborda desde o significado de palavras como "jogo", "brinquedo" e "brincadeira", passando pela discussão e importância do jogo na educação infantil, até as teorias sobre este assunto.
Editora Pioneira




Jogos Tradicionais Infantis: jogo, criança, educação
TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO
Três Estudos que Traduzem de Maneira Clara as Relacões Entre o Jogo, a Criança em Idade Pre-escolar e a Educacao
Editora: VOZES




Brincando de Einstein
ALLISON GRAFTON SHAR LEVINE
Dirigida a todos que precisam planejar atividades infantis, essa obra " segura da magia que as experiências científicas exercem sobre as crianças " traz sugestões criativas para atividades divertidas e educacionais. O livro traz um encarte com 16 fichas ilustradas e muito práticas
Editora Papirus 


www.scielo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário