terça-feira, 19 de outubro de 2010

Instituindo o Brincar

Ao iniciar um trabalho com séries iniciais, percebe-se que as barreiras estão muito presentes, pois, além da questão pedagógica diferente da educação infantil, há também a questão do horário. A ação do professor no ensino fundamental não conduz ao brincar, e sim ao ler e escrever.
Os jogos pedagogicamente educativos dão ênfase ao aprendizado, pois provocam na criança alguns conhecimentos e expressões necessárias; assim, elas poderão relacionar o aprendizado de sala de aula com alguns aprendizados ocorridos sem propósito pedagógico.
O brincar ou o jogo são vistos como lazer, ou seja, algo que as crianças só podem fazer em um momento em que não estejam na escola, ou, se estiver no momento do intervalo.
Sendo a escola geradora do conhecimento, seria necessário romper barreiras e inserir o jogo e o brincar na sala de aula, trazendo o lúdico para  mais perto dos alunos e incentivando a imaginação, o aprendizado, o contato com as regras e a curiosidade em saber mais e mais.
Descobrindo o sentido das próprias palavras, pode-se associar o lúdico à escola, pois o lúdico quer dizer “ludus” que significa jogo, divertimento e, por extensão, escola, aula. Esse significado é encontrado em várias línguas, porém a definição é a mesma.
Instituir o brincar na escola não significa que toda a parte pedagógica será prejudicada ou substituída por ele, mas sim que ele será um auxílio para que ela ocorra com mais estímulos e maior prazer.
Considerando como exemplo algo que os alunos têm dificuldade de assimilar, não conseguindo aprender através das estratégias pedagógicas comuns, verifica-se que o jogo pode trazer a curiosidade e a vontade de aprender.
O jogo como objeto educativo pode trazer várias vantagens para as crianças nas séries iniciais como, por exemplo, estimular o pensamento espontâneo, a percepção de tempo e espaço, o lado afetivo, social e motor, além do lado cognitivo, que é o mais influenciado.
Além do aspecto cognitivo, o jogo poderá ser útil para a formação social do ser, que aprenderá a respeitar o outro, obedecer às regras e a ter responsabilidade, o que é necessário para que as crianças convivam com o meio.
O jogo une a vontade e o prazer durante as atividades. A utilização dos meios lúdicos mostra a escola como um ambiente atraente e estimulador para a criança.
Os jogos mais conhecidos pelos alunos podem ser modificados para que se tornem pedagógicos; consequentemente, os alunos sentirão vontade de brincar com os jogos que eles já conhecem e se sentirão mais independentes, aprendendo com mais prazer.
  No processo de alfabetização e letramento das crianças, os jogos que contém letras e números, podem ser de grande valia, pois aumentarão os estímulos e unirão o lúdico à aprendizagem pedagógica.

Juliana Santos da Silva

Um comentário:

  1. Realmente a brincadeira nas sérias iniciais e depois delas são de extrema importância para o estímulo geral da criança, além de torná-las mais felizes fazendo com que elas se sintam crianças de verdade!!!
    Bjusss...

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